SMART MBA para os alunos UNISUAM

Aconteceu agora a noite, no auditório Amarina Motta, na unidade Bonsucesso da UNISUAM, o evento acerca do SMART MBA - uma parceria UNISUAM x IBM - com foco direcionado à necessidade de formação em áreas específicas para suprir vagas no mercado de trabalho.

Em formato 'talk show', o evento teve como mediador o coordenador do curso de ADM UNISUAM, em um auditório completamente lotado de alunos que buscam oportunidade em grandes empresas.

O evento contou, além do Reitor, dos pró-reitores, diretores, com o coordenador geral da pós-graduação Unisuam e do professor Paulo Pelloso (ADM).

Os palestrantes da noite, os profs. Ernani Costa, Diretor regional da IBM (que apresentou o modelo de sustentabilidade e responsabilidade social daquele grupo, mostrando as possíveis formas de inserção dos alunos, a partir da realização do SMART MBA, em empresas deste segmento de negócios, bem como em empreendimentos próprios) e o prof. Alfredo Bravo, da Paragon, explicaram o formato deste tipo de pós-graduação.

Os alunos puderam interagir diretamente com os palestrantes, formulando perguntas e julgaram uma grande oportunidade.

Para quaisquer dúvidas, o setor de pós-graduação, se colocou à disposição para ajudar os alunos. email: posgraduacao@unisuam.edu.br

Cursos de Férias

A UNISUAM já abriu inscrições para o programa de Cursos de Aperfeiçoamento Profissional de Férias (CAP-Férias), que visa fornecer treinamento que proporcione a aquisição de novos saberes e a reciclagem profissional.

Link: http://apl.unisuam.edu.br/hotsite/capferias/gestao.php

Aulas em janeiro de 2012. Garanta sua vaga!!!

Cursos:

CAP00478 - Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Profissional Administrativo Financeiro
CAP00353 - Técnicas de Negociação
CAP00269 - Técnicas de vendas e atendimento ao cliente
CAP00479 - Como Criar, Desenvolver e Acompanhar sua Pequena Empresa
CAP00480 - Metodologia de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos - Falar Bem em Público
CAP00481 - Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
CAP00313 - Comportamento do Consumidor
CAP00494 - Práticas de Seleção Aplicadas a Administração: Do Currículo à Entrevista Final
CAP00466 - Matemática Financeira com HP 12c.
CAP00465 - Gestão de Serviços
CAP00479 - Como Criar, Desenvolver e Acompanhar sua Pequena Empresa
CAP00247 - Liderança e Relações Interpessoais no Trabalho


Foto: Prof. Paulo Motta e os alunos no CAP Férias

RESGATE DA HISTÓRIA DE NOSSO CURSO

Na semana passada, para nossa satisfação, conseguimos contato com o ex-aluno, Sr. José Carlos, egresso da primeira turma de ADM UNISUAM de 1973.
Conforme prometido e planejado, a coordenação do curso de ADM UNISUAM está promovendo um resgate da história do curso. É uma tarefa muito difícil, pois muito material se perdeu ao longo dos tempos e é difícil que ex-alunos e ex-professores encaminhem, por vezes cópias de nossos registros históricos. Porém a coordenação continuará tentando.

AULAS PRÁTICAS DE FUNDAMENTOS DA ADM

A turma de fundamentos de administração e da ética profissional do Professor Jimmy Corrâ, foi dividida em grupos.
No primeiro momento, eles debateram, escreveram suas estratégias e depois lançaram estas idéias nas folhas de cartolinas, com canetas hidrográficas que comprei para esta situação. No final todos os grupos apresentaram os trabalhos, simulando que na platéia estavam empresários. Basicamente, eles tirveram três tempos para projetar estratégias e objetivos para os BISCOITOS GLOBO. Foi um sucesso!!!

SMART MBA - Parceria UNISUAM-IBM

Gente, muito importante:
A Unisuam em parceria com a IBM, vai desenvolveu cursos de pós-graduação para vocês, com possibilidade de contratação ao final do curso para os melhores alunos. Nesta quarta-feira, haverá palestra em BS onde o Diretor Regional da IBMBrasil fará palestra!! Façam a inscrição!! É uma grande oportunidade que os alunos de ADM UNISUAM terão!!

Aula de Produção na Prática

Os alunos do Prof Alexandre Carrera (Administração da Produção), desenvolvem em sala de aula um sistema de produção real. Neste semestre, foi criado um sistema para produzir um brinde de final de ano (boneca feita com massa de modelar e palitos). Nesta aula, todos os problemas que acontecem num sistema fabril, acabam acontecendo, inclusive erros de projeto, como o da imagem - O palito, ficou errado e o pescoço da boneca, acabou quebrando ("susto de produção"). Estas situações são aproveitadas para a correlação teoria-prática em sala!!

REPORTAGEM COM REITOR

O Prof. Arapuan Neto, concedeu entrevista a Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá, Veja a reportagem aqui ou no link: http://www.acija.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=184:unisuam&catid=1:latest-news

UNISUAM, uma Trajetória de SucessoPDFImprimirE-mail

Grupo educacional se consolida como um dos principais do país

O Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) é um grupo educacional de destaque no cenário da educação brasileira. A instituição, que começou suas atividades de maneira modesta, há mais de 70 anos, hoje atende a quase 25.000 alunos de ensino superior, técnico e cursos de extensão, distribuídos em cinco unidades: Bonsucesso, Vila da Penha, Campo Grande, Bangu e Jacarepaguá.

A trajetória da UNISUAM no universo da educação começou a ser trilhada na década de 1930, com a fundação do Colégio Luso Carioca pelo Professor Augusto Medeiros da Motta. Inicialmente, como curso preparatório para a Escola Naval e depois, ampliou-se com a criação de outros níveis de ensino, alcançando ao longo das últimas décadas um sólido crescimento. A equipe da Revista da ACIJA conversou com o comandante deste gigante grupo educacional, o Reitor Arapuan Netto, para conhecer um pouco mais sobre a história e as atividades da UNISUAM.

Qual a sua formação?

Administração de Empresas.

Você vem de uma família tradicional no segmento de educação. Como tem sido conduzir e ampliar o trabalho iniciado pelo seu avô?

Quando você nasce em uma família que respira educação, fica muito mais fácil. Cresci dentro da escola e passei por todos os setores da Instituição. Com a experiência adquirida durante esses anos, convivendo com professores que realmente se dedicaram e se dedicam a esta arte, conseguimos planejar o futuro de nossa Instituição. Hoje trabalhamos na consolidação da nossa base de alunos de graduação, pós e mestrado (22.000 alunos) e para qualificar a formação do nosso alunado. É um trabalho desafiador e motivador, temos uma equipe muito profissional e muito comprometida com a nossa UNISUAM.

Quais as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia de um educador e o que melhorou nos últimos anos na área?

Temos a legislação educacional como um grande dificultador. O MEC vem ajustando as regras, o problema é que somos sempre surpreendidos com as mudanças do dia para a noite. A escola hoje é vista como empresa, e ficou mais fácil encontrar profissionais para gerir este momento que o setor vive. Acho que esta é uma das grandes melhorias nos últimos anos no que tange à gestão do setor.

Quantos alunos são atendidos pela UNISUAM?

Hoje temos 22.000 alunos no ensino superior, 500 alunos de ensino técnico e aproximadamente 2.000 alunos em cursos de extensão.

Como você vê a relação entre a e educação e o desenvolvimento do País?

Não existe desenvolvimento de um País sem educação. É a base para qualquer coisa na vida, acreditamos na formação de uma geração que irá revolucionar o nosso Brasil. É uma geração que nasceu com a tecnologia a bordo e tem que receber um ensino com esta base.

A UNISUAM promove projetos que facilitam a entrada dos alunos no mercado de trabalho?

Sim, além dos mais de 1.000 convênios que mantemos com empresas privadas e públicas fazemos feiras de estágio e emprego nas unidades.

Fale um pouco sobre o Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo (NAE).

Este Núcleo é um centralizador de negócios. Todos os nossos cursos estão vinculados ao NAE, fazendo com que qualquer necessidade do empresário possa ser plenamente atendida pelos alunos e seus cursos. Podemos atender desde a formalização de uma empresa até o desenho de seus processos e layouts, com os cursos de Engenharia e Arquitetura por exemplo.

Em relação ao futuro, o que podemos esperar do Centro Universitário Augusto Motta?

Temos mais de 70 anos de vida, não temos limites dentro do nosso setor, queremos sempre mais! Nossa base de alunos é muito boa e queremos não só aumentar o número de discentes, queremos poder continuar atendendo cada vez mais as comunidades e formando os nossos alunos com esta visão empreendedora e socialmente responsável. Pretendemos buscar novas unidades em bairros estratégicos, como temos hoje.

VISITA DOS ALUNOS AO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO

Aconteceu na última sexta-feira, visita dos alunos do curso de ADM UNISUAM, ao Conselho Regional de Administração.
A visita promovida pelo Prof. Miguel Marun, que também é conselheiro daquele órgão.

A coordenação do curso esteve presente e os alunos conheceram todas as dependências do conselho, além de assistirem a palestras sobre a profissão e a reunião de trabalho do grupo de administradores responsáveis pela câmara de estudos de 'gestão hospitalar' do CRA.

Oportunamente, também, foram distribuídas as carteirinhas de estudantes de administração do conselho.

PALESTRA DO CRA PARA O PRIMEIRO PERÍODO

Aconteceram no dia de ontem (manhã e noite), no Auditório Amarina Motta, na Unidade Bonsucesso, as palestras semestrais do CRA (Conselho Regional de Administração), aos alunos ingressantes (1º Período) do curso de ADM UNISUAM.

A palestra tem como fundamental ponto, esclarecer os alunos, acerca de questões como: Legislação, o papel do conselho, dados sobre a profissão etc.
O Prof. Clóvis Pereira se encarregou de dirimir todas as dúvidas profissionais dos alunos.

O evento acontecerá em todas as unidades. Ao final os alunos, tanto da manhã, quanto da noite, participaram de uma grande foto com todos!!!

"Participo do projeto de extensão do curso de administração 'conexão empresa-escola', orientado pelo Prof. Miguel Marun, no NAE (Núcleo de Apoio ao Empreendedor). Este projeto me oferece a oportunidade de aplicar, na prática, junto a comunidade, gratuitamente, a confecção de curriculos além de dicas sobre comportamento em entrevistas de emprego e as perguntas mais frequentes nestas ocasiões.

Este projeto além de ser de fundamental importância para os alunos da instituição, me proporciona um excelente networking , pois a medida em que cadastramos os currículos, o projeto busca parcerias para manter estes cadastrados sempre informados de oportunidades de emprego, seja por sites especializados ou parcerias locais.

Também é importante reçaltar a qualidade da instituição que não se preocupa somente com a formação mas em fornecer oportunidade real no mercado de trabalho".

JASON A. MADEIRA

PALESTRA AOS ALUNOS DA ESCOLA TÉCNICA

Aconteceu hoje, no auditório Amarina Motta, na unidade de Bonsucesso da Unisuam, um encontro entre a coordenação do curso de ADM UNISUAM e os alunos da escola técnica de administração Sandra e Silva.

O evento foi organizado pela coordenação com a colaboração do Prof. Claudio Wilson.

O encontro teve formato de entrevista e o Prof. Calos Alexandre tirou dúvidas sobre o ensino superior e falou sobre a profissão.

Posse do CRA-RJ em 2022