Aulas de Gestão estratégica em BS

Nesta semana na aula do Prof. Paulo Wilton, na disciplina de Gestão Estratégica de Negócios, do curso de ADM UNISUAM, os alunos desenvolveram uma atividade chamada: DESAFIO DO MARSHMALLOW (atividade desenvolvida nas turmas de GEN, pelos grupos).
“Trata-se de uma atividade simples aplicada no mundo todo para profissionais de diversas áreas e até para crianças: construir uma torre de espaguete com um marshmallow na ponta em 18 minutos. O erro principal é só testar a construção no final, deixando para colocar o marshmallow depois de erguida a torre de espaguete. Universitários e jovens executivos fazem isso e geralmente perdem, na comparação com crianças no nível de educação infantil, que tendem a fazer e experimentar na hora. Ao realizar a tarefa, fica evidente a importância de se testarem várias possibilidades e encontrar o melhor caminho para atingir o objetivo.
Com materiais limitados – 20 espaguetes crus, um rolo de fita adesiva, um rolo de barbante, uma tesoura e um marshmallow – os participantes têm de criar a estrutura mais alta que sustente o doce no topo”.

Aulas de Gestão estratégica em BG

Os alunos da disciplina Gestão Estratégica de Negócios do Prof. Paulo Wilton do curso de ADM UNISUAM, unidade Bangu, realizaram nesta semana seminário acerca da disciplina. Apresentaram gráficos e tiveram que defender suas estratégias. Mais uma ação prática deste curso.

MESA REDONDA: CONEXÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA EM CG

Aconteceu na última terça-feira no auditório da unidade Campo Grande da UNISUAM a Mesa-redonda: Conexão Universidade-empresa.
O evento foi realizado em parceria pela setor de extensão, NAE (núcleo de apoio ao empreendedor, o curso de ADM UNISUAM, e o curso de ciências contábeis).
Além da presença dos professores envolvidos nos projetos de extensão dos cursos - Heitor Ney (projeto conexão empresa-escola, projeto encontro com pequenos empresários, projeto treinamento em vendas), PauloWilton (projeto assessoria empresarial) e Viviane Silva (projeto de práticas contábeis) - estiveram presentes, o coordenador do curso de ADM UNISUAM, Prof. Carlos Alexandre e a administradora Carolina Bittencourt - preceptora do mesmo curso.
A mesa elucidou, além da extensão universitária, o papel de cada um dos projetos e sua importância para o aluno, a ciência e a comunidade.
Cabe ressaltar que o auditório ficou super-lotado e a participação dos alunos foi fantástica.
O evento marca o início de uma rodada em cada uma das unidades. Aguardem em breve na sua!!!

AULA DE EMPREENDEDORISMO RENDE NEGÓCIO DE VERDADE!!!

Um dos grupos da turma de Administração, 2º periodo de Bonsucesso, disciplina
Empreendedorismo, ministrada pela prof. Dalva Figueiredo, formado pelos alunos: Fernanda Leite, Daniel Wallace, Tatiane Souza, Eglaya Oliveira, Joao Finamore, Renan Caminha, Thiago Vinicius e Felipe Muniz. desenvolveu projeto de criação de uma empresa virtual, prestadora de serviços na área da saúde. O grupo ficou tão animado com os resultados obtidos com o projeto que resolveu colocá-lo em prática e estão criando a empresa ARSEMED.
PARABÉNS PROFESSORA E ALUNOS!!!

Diretrizes do curso de Administração

Você sabe quais são as diretrizes que norteiam a formação de um administrador? A coordenação de ADM UNISUAM tem procurado, além das reuniões com o NDE (núcleo docente estruturante do curso), das reuniões com os professores, das reuniões com os representantes de turma, sistematicamente, visitar as turmas a fim de esclarecer os alunos acerca do quê, em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes, estes serão formados e as formas de cobrança, em termos de avaliação. A legislação fala:

Art. 4º O Curso de Graduação em Administração deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I- reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II- desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III- refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV- desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V- ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI- desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII- desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII- desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
Art. 5º Os cursos de graduação em Administração deverão contemplar, em seus projetos pedagógicos e em sua organização curricular, conteúdos que revelem
inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma
perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das
organizações e do meio através da utilização de tecnologias inovadoras e que
atendam aos seguintes campos interligados de formação:
I- Conteúdos de Formação Básica: relacionados com estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação e da informação e das ciências jurídicas;
II- Conteúdos de Formação Profissional: relacionados com as áreas específicas, envolvendo teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, financeira e orçamentária, sistemas de informações, planejamento estratégico e serviços;
III- Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: abrangendo pesquisa operacional,teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração; e
IV- Conteúdos de Formação Complementar: estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.

Eventos no CRA

O CRA promove uma série de eventos que você, como aluno, também pode participar. Além dos conhecimentos, com a devida certificação, estes eventos lhe servem como atividades complementares.

"Pacto Global: a contribuição da administração para uma sociedade mais
justa e sustentável". Venha participar do XXII ENBRA – Encontro
Brasileiro de Administração e do VIII Congresso Mundial de Administração. Uma
grande oportunidade de discutir um dos temas mais importantes da atualidade na
cidade maravilhosa!

Fonte: http://www.enbra-rio.com.br/

Galera, Lugar de estudante de ADM, é lá!! Oportunidade rara!!


Grande evento em Campo Grande

Acontecerá no próximo dia 28 de agosto, na unidade Campo Grande da Unisuam uma mesa redonda abordando a conexão com o mercado através dos projetos de extensão do curso de ADM UNISUAM e o NAE, Núcleo de Apoio ao Empreendedor. INSCREVA-SE!!

Formatura da turma 2012.1 de ADM UNISUAM

Aconteceu neste sábado no Ribalta da Barra, mais uma formatura do curso de ADM UNISUAM. Além dos artistas principais - os alunos e suas família - estiveram presentes os professores Carlos Alexandre, Cida, Alecssandra, Vasques, José Cláudio, Paulo Wilton e Carlos Eduardo (não está na foto). A festa foi grande e, se quiser ver mais fotos é só olhar no facebook, pois os alunos tiraram MUITAS fotos!!! PARABÉNS A TODOS!!!

Recepção dos novos alunos

Aconteceu nesta segunda-feira a recepção dos novos alunos do curso de ADM UNISUAM. Os alunos foram recepcionados pelos professores do curso e pelos coordenadores acadêmicos e diretores das unidades. Na unidade Bonsucesso, os alunos contaram ainda, além do prof. Carlos Alexandre, coordenador geral do curso, com o aluno do último período Anderson Range que, de improviso, falou aos novos colegas de sua experiência na instituição e no ensino superior. O evento foi muito interessante. O Prof. Carlos Alexandre agora, iniciará uma visita às turmas de primeiro período nas unidades de Bangu, Campo Grande e Jacarepaguá.

Novo Coordenador Adjunto do Curso de ADM


O professor do curso de ADM UNISUAM, Alex Sander Modesto, assumiu, nesta semana o cargo de coordenador adjunto do curso de ADM UNISUAM. Isto quer dizer que a equipe aumentou, a fim de proporcionar um atendimento maior, sobretudo, em Bangú, Campo Grande e Jacarepaguá, com o coordenador geral Prof. Carlos Alexandre, mais próximo às equipes locais, Prof. Sheila em CG, Prof. Francisco em JP e Prof. Luiz Carlos e Alessandra em BG.

Simpósio docente de ADM


Após reunião prévia do NDE (Núcleo docente estruturante) do curso de ADM UNISUAM, ontém, na escola de Negócios, este curso promoveu encontro do corpo docente deste curso com aquele núcleo.
A reunião, de cunho pedagógico, teve como pauta principal, discussão acerca das disciplinas do curso, a bibliografia, formas de avaliação, dentre outras...
Também foi discutido o ENADE 2012 e o projeto pedagógico a ser implementado, a partir de 2013.

Posse do CRA-RJ em 2022