PALESTRA DE PESQUISA DE MERCADO


Aconteceu na última semana, palestra proferida por Rodolfo Ohl da empresa SurveyMonkey que trouxe esclarecimentos acerca da ferramenta que a empresa disponibiliza para profissionais no mundo todo objetivando a busca de informações através de pesquisa para balizarem suas decisões.

"A pesquisa de marketing tem por objetivo a coleta de dados e informações sobre determinado mercado, que de certa forma auxiliem nas tomadas de decisão, e no exercício de um papel proativo na administração. O plano de marketing é desenvolvido de acordo com informações que geralmente têm sua origem nos resultados obtidos por meio desta pesquisa.

De acordo com a American Marketing Association “A pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao “marqueteiro” por meio de informações – informações estas utilizadas para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing; gerar, aperfeiçoar e avaliar ações de marketing; monitorar o desempenho do marketing, e melhorar a compreensão do marketing como um processo.

A pesquisa de marketing especifica as informações necessárias para abordar essas questões; formula o método para a coleta de informações; administra e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados, e comunica as descobertas e suas implicações.”

É o instrumento que dá respaldo aos tomadores de decisões (empresas, empreendedores, gestores, etc.) que buscam informações nas ações de marketing, captação e estabelecimento do perfil dos consumidores.

A pesquisa de mercado tem como finalidade estudar os problemas relativos aos planos de produção, de propaganda e de distribuição, buscando incrementar as vendas e aumentar os lucros da empresa."
Profa. Patrícia Gonçalves

PROJETOS DE ADM UNISUAM NO ESPAÇO UNISUAM NO ALEMÃO

O curso de ADM UNISUAM continua também, atuando com seus projetos:
  • técnica de vendas;
  • empreendedorismo e;
  • assessoria em negócios, na comunidade.

Aqui, vemos os alunos no ESPAÇO UNISUAM no complexo do alemão, treinando
 
 
, aperfeiçoando, através a instrumentalização profissional, pessoas daquela comunidade!!!

CURSO DE ADM NOS PROJETOS SOCIAIS

A coordenação do  curso de ADM UNISUAM ministrou palestra sobre o mercado e as carreiras aos adolescentes (em média, de 12 a 15 anos de idade) da comunidade de Manguinhos...

É incrível como se aprende com essa galera...

Foi uma tarde de gala para o curso de administração mais envolvido em projetos, realmente, sociais do Rio de Janeiro!!!


Estágio do curso de ADM UNISUAM

Os alunos da disciplina estágio em Jacarepagua, sob a supervisão do Prof. Eduardo Reis, em visita e entrevista ao empresário...


Depois farão um trabalho de gestão para apresentar soluções para a empresa!!
Este trabalho resume o potencial de professores e alunos do curso de ADM UNISUAM:

Summary Text The Discipline of Innovation Peter Drucker

Camila de Oliveira Alves
Prof. Paulo Del Peloso, M.Sc. 

Innovation is the job of knowing rather than doing, that can and should be managed like any other business function. But that does not mean it is the same as other commercial activities.
Astute managers will ensure that their organizations maintain a clear focus in all seven areas of opportunity for innovation, but this is not enough, because after identifying an attractive opportunity, you still need to take a leap of imagination to get the call "Functional inspiration." What all successful entrepreneurs have in common is not a personality, but a commitment to the systematic practice of innovation.
The base of entrepreneurship is the systematic practice of innovation, but today, there is much confusion about the proper definition of entrepreneurship, which refers not to the size of a company or its age, but to a certain type of activity. When the activity is innovation: Efforts are focused on creating a purposeful change, focused on the potential of an economic or social enterprise. 
 
Sources of Innovation
There are four areas of opportunity for innovation within a company or industry, they are: unexpected occurrences, incongruities, process needs, and industry and market changes.
There are three additional sources of opportunity outside the company in its social and intellectual environment: demographic changes, changes in perception, and new knowledge.
1nd. Unexpected occurrences: Considered the easiest and simplest source of innovation opportunity.
2nd. Inconsistencies: A mismatch between expectations and results can also open up possibilities for innovation.
3rd. Process requirements: Produces opportunity for innovation exploiting the need of the process.
4th. Industry and market changes: This change creates a tremendous opportunity for innovation. In fact, when there is change in the market or industry, traditional leaders tend to neglect the market segments of rapid growth. New opportunities rarely fit the way the industry has always approached the market, defined it, or organized to serve. Innovators therefore have a good chance to be alone for long.
5th. Demographic Changes: From external sources of innovation opportunities, demographics is the most reliable. Demographic events have their deadlines known. In fact, the opportunities for innovation made possible by changes in the numbers of people and their age distribution, education, occupation, and geographic location are among the most rewarding and least risky in the business activities.
6th. Changes in perception: "The glass is half full" and "glass is half empty" are descriptions of the same phenomenon, but have very different meanings. Change the perception of a manager of a glass half full to half empty opens up big opportunities for innovation. What determines whether people see a glass half full or half empty is the humor, and a change in mood often defies quantification. It's concrete. It can be set. Can be tested. And that can be exploited for innovation opportunity.
7th. New Knowledge: This is how knowledge-based innovation always works. It can be difficult, but the knowledge-based innovation can be managed. Success requires a careful analysis of the various types of knowledge necessary to make innovation possible, but knowledge-based innovation is more market than any other type of innovation.

Principles of Innovation
Innovation starts with purposeful systematic analysis of the sources of new opportunities. But whatever the situation, innovators must consider all sources of opportunity. They work out that analyzing the innovation has to be to satisfy an opportunity. Then they go out to observe potential users to study their expectations, their values ​​and their needs.
Above all, innovation is work rather than genius. This requires knowledge. It often requires ingenuity. And it requires focus. There are clearly people who are innovating more talented than others, but their talents be in well-defined areas. To be effective, an innovation has to be simple and focused.

DEFESAS DOS TRABALHOS

Os alunos do Curso de ADM UNISUAM atuando nas defesas dos trabalhos práticos das disciplinas...


Neste caso as disciplinas são Gestão de Pessoas e Gestão de Processos e Projetos com a Professora Maria Aparecida (Cida)!!!!

REUNIÃO NDE

Na última semana o NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de ADM UNISUAM esteve reunido a fim de discutir e dar continuidade nas discussões pedagógicas do curso.

Na oportunidade assuntos como o projeto pedagógico, disciplinas, ementas, inserção no mercado foram debatidos pelos professores Hugo Lovisolo, Alex Modesto, Luiz Cezar Vasques, Sérgio Barbos e Carlos Alexandre, além do convidado Paulo Wilton.

O NDE agora terá um email institucional para que alunos, funcionários, egressos, profissionais da área e professores possam contribuir nestas discussões. Não se trata de um email similar ao da coordenação ou ouvidoria. Esta tem filtro apenas para as discussões pedagógicas e de estruturação do curso!!

O email é ndeadministração@unisuam.edu.br.

VISITAS DO CONSELHO

Aconteceu, na última semana, o ciclo de visitas do Conselho Regional de Administração (CRA-RJ), ao curso de ADM UNISUAM, unidades Jacarepagua, Bangu, Bonsucesso e Campo Grande.

No evento, os Prof. Clóvis Pereira e Raphael Monteiro, além de enriquecerem mais a apresentação da profissão, também mostram o conselho e suas atividades.

Também inicia-se o processo de registro dos alunos como estudantes naquele conselho!!!

Posse do CRA-RJ em 2022