II ENCONTRO PROFISSIONAL DE ADM UNISUAM

Aconteceu ontem, simultaneamente, em Bonsucesso e Campo Grande, o II Encontro Profissional de ADM UNISUAM.
Com quase 400 alunos, envolvidos nas atividades, o encontro contou com uma programação entre apresentações, explanações dos núcleos da Instituição , workshop e um Talk-Show com profissionais a fim de debater formação e empregabilidade.
No Workshop, os alunos trouxeram sugestões a fim de buscar ampliar o relacionamento aluno-instituição para toda a vida.
No Talk-show, dois profissionais falaram conduzidos pelo coordenador do curso, Prof. Carlos Alexandre. O Sr. Orlando Marques da FIRJAN e presidente do Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, trouxe a visão do empregador acerca das competências que estes esperam dos profissionais. A Srª Alessandra Rosa, profissional da Área de Recursos Humanos, responsável por contratações em diversas organizações, trouxe a visão do momento do recrutamento e seleção. Como é este momento e o que um profissional como ela espera ouvir e encontrar na hora D.
Durante todo o evento, em momentos aleatórios, os gestores/ representantes dos núcleos da Unisuam, que estavam nos stands com seu material específico, eram solicitados a fazer explanações sobre suas áreas específicas e como podem contribuir na formação dos alunos. O Prof. Eduardo Nogueira, explicou como o NAE pode auxiliar na viabilização e aceleração de negócios existentes e novos empreendimentos dos alunos, familiares, comunidade, além de contribuir com cosniderações no talk-show. O Prof. André Sih, pôde falar sobre a pós-graduação Unisuam, bem como também contribuiu com considerações no talk-show. Além destes, o Conselho Regional de Administração - colaborador Ronaldo - explicou sobre registro, serviços etc deste órgão profissional. A Central de Estágios - colaborador Márcio - e o CAP também puderam atender e difundir seus serviços.
Os Projetos de extensão do curso de ADM UNISUAM, Iniciação Profissional e Empregabilidade (Profª Maria Aparecida Santos de Oliveira) e Apoio ao Desenvolvimento de Pequenos Empreendimentos (Prof. Fabio Cipolla), foram representados pelos alunos e a proceptora do curso, Carolina Bittencourt.
Cabe ressaltar também, a cooperação dos departamentos da Unisuam DCC, TI, DRA, PÓS, EVENTOS, AUDIOVISUAL, LABORATÓRIOS.

I MEETING EMPREENDEDOR UNISUAM

Está acontecendo neste momento, o I Meeting Empreendedor da Unisuam. O Evento acontece no auditório novo na Sede em Bonsucesso, contando com vários professores dos diversos cursos da instituição.
O Meeting Empreendedor é um grande desafio, para quem gosta, é claro! Quem tem uma ideia para mudar o mundo? Aqui essas ideias podem virar realidade. Você trabalha com gente diferente e aprende com gente que sabe transformar tudo isso num negócios.
 
E é excitante saber que no final do meeting vamos apresentar toda essa construção para uma banca de investidores. Esta edição do Meeting já teve até agora a presença do Deputado Otavio Leite, que falou dos projetos em curso em Brasília que beneficiam os empreendedores iniciantes. Robert Janssen, presidente da aceleradora OutSourcingBrasil, fez uma energizante palestra inicial.
 
O headhunter André Sih falou sobre a importância de montar uma equipe diversificada em experiências.
A coach Elise Nogueira ajudou no autoconhecimento dos participantes, facilitando o relacionamento dentro das equipes.
E o Paulo  Peloso que falou sobre a construção de modelos de negócios.
 O evento irá perdurar a noite toda até amanhã.48 horas no ar... Ninguém para até amanhã às 22h.

VISITA ÀS TURMAS

Aconteceu, na última semana de abril, antes das avaliações A1, uma rodada de visitas da coordenação geral do curso de ADM UNISUAM, a TODAS as turmas das unidades de JP, BS, CG e BG.



Na oportunidade, o Prof. Carlos Alexandre, discutiu com os alunos assuntos como: O N.D.E. (núcleo docente estruturante) e o seu papel na construção do curso, o colegiado do curso e seu papel nas diretrizes estratégicas, a representatividade dos discentes etc...

PROJETOS DE EXTENSÃO DO CURSO DE ADM UNISUAM

A KI-KORPO, empresa do ramo da moda, está sendo beneficiada pelo Projeto de Apoio a Pequenos Empreendimentos do curso de ADM UNISUAM.
O projeto que, outrora, já foi denominado Assessoria em negócios e já teve os professores Paulo Wilton e Paulo Peloso a frente, neste momento é coordenado pelo Prof. Fabio Cipolla.


Nesta fase o Prof. Cipolla convidou o coordenador do  curso, Prof. Carlos Alexandre, para orientar a aluna Catia Mello (supervisionada em campo pela preceptora do curso Carolina Bittencourt) no processo de construção do novo modelo de negócios da empresa. 

 
 

 A próxima fase, será mapeamento dos processos pra otimização.

DIA NACIONAL DO ADMINISTRADOR

ATOS DO PODER LEGISLATIVO

 
LEI Nº 12.967, DE 6 DE MAIO DE 2014

Institui o Dia Nacional do Administrador.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º É instituído o Dia Nacional do Administrador, a ser comemorado, anualmente, no dia 9 de setembro.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 6 de maio de 2014; 193º da Independência e 126º da República.

 
DILMA ROUSSEFF
José Eduardo Cardozo
(Publicação no DOU n.º 85, de 07.05.2014, Seção 1, página 01)

 

Posse do CRA-RJ em 2022