Aconteceu na última semana, palestra proferida por Rodolfo Ohl da empresa SurveyMonkey que trouxe esclarecimentos acerca da ferramenta que a empresa disponibiliza para profissionais no mundo todo objetivando a busca de informações através de pesquisa para balizarem suas decisões.
"A pesquisa de marketing tem por objetivo a coleta de dados e
informações sobre determinado mercado, que de certa forma auxiliem nas tomadas
de decisão, e no exercício de um papel proativo na administração. O plano de marketing é
desenvolvido de acordo com informações que geralmente têm sua origem nos
resultados obtidos por meio desta pesquisa.
De acordo com a American Marketing Association “A pesquisa
de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao
“marqueteiro” por meio de informações – informações estas utilizadas para
identificar e definir oportunidades e problemas de marketing; gerar,
aperfeiçoar e avaliar ações de marketing; monitorar o desempenho do marketing,
e melhorar a compreensão do marketing como um processo.
A pesquisa de marketing especifica as informações
necessárias para abordar essas questões; formula o método para a coleta de
informações; administra e implementa o processo de coleta de dados; analisa os
resultados, e comunica as descobertas e suas implicações.”
É o instrumento que dá
respaldo aos tomadores de decisões (empresas, empreendedores, gestores, etc.)
que buscam informações nas ações de marketing, captação e estabelecimento do
perfil dos consumidores.
A pesquisa de mercado
tem como finalidade estudar os problemas relativos aos planos de produção, de
propaganda e de distribuição, buscando incrementar as vendas e aumentar os
lucros da empresa."
Profa. Patrícia Gonçalves
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