PALESTRA DE PESQUISA DE MERCADO


Aconteceu na última semana, palestra proferida por Rodolfo Ohl da empresa SurveyMonkey que trouxe esclarecimentos acerca da ferramenta que a empresa disponibiliza para profissionais no mundo todo objetivando a busca de informações através de pesquisa para balizarem suas decisões.

"A pesquisa de marketing tem por objetivo a coleta de dados e informações sobre determinado mercado, que de certa forma auxiliem nas tomadas de decisão, e no exercício de um papel proativo na administração. O plano de marketing é desenvolvido de acordo com informações que geralmente têm sua origem nos resultados obtidos por meio desta pesquisa.

De acordo com a American Marketing Association “A pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao “marqueteiro” por meio de informações – informações estas utilizadas para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing; gerar, aperfeiçoar e avaliar ações de marketing; monitorar o desempenho do marketing, e melhorar a compreensão do marketing como um processo.

A pesquisa de marketing especifica as informações necessárias para abordar essas questões; formula o método para a coleta de informações; administra e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados, e comunica as descobertas e suas implicações.”

É o instrumento que dá respaldo aos tomadores de decisões (empresas, empreendedores, gestores, etc.) que buscam informações nas ações de marketing, captação e estabelecimento do perfil dos consumidores.

A pesquisa de mercado tem como finalidade estudar os problemas relativos aos planos de produção, de propaganda e de distribuição, buscando incrementar as vendas e aumentar os lucros da empresa."
Profa. Patrícia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novo Artigo do Prof. Carlos Alexandre discutindo a formação acadêmica superior no Brasil, a partir de uma contraposição: Pensamento Crítico x Aplicação ferramental

Um desafio real para a formação profissional superior no Brasil: como formar pensadores universais e não operadores de ferramentas!