ALGUNS DESTAQUES NAS AVALIAÇÕES A1 DAS TURMAS DE 2017.1

ALGUNS ALUNOS FORAM DESTAQUES NAS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS DA GESTÃO E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO EM 2017.1.

PARABÉNS GALERA!!!!!!

Aulas de Seminário de Pesquisa em 2017.1

Neste semestre, os alunos da disciplina de Seminário de Pesquisa do Curso de ADM UNISUAM focaram sua pesquisa, a fim de buscar dados primários para o GPEAD (Grupo de Pesquisa no Ensino de Administração). Grupo cadastrado no DGP do CNPQ e Certificado pela UNISUAM e que tem, de forma resumida, o objetivo de buscar pesquisar, entender e propor melhorias no ensino desta ciência, a partir da realidade local.
 
 
 
 
A disciplina é trabalhada com diversas aulas utilizando-se metodologias ativas de aprendizagem. Aulas nos corredores, Centro Cultural, dentre outros espaços da faculdade são utilizados para propiciar novas experiências que ajudem os alunos a 'matriciarem' sua aprendizagem acerca do modelo científico e apoio na construção do seu artigo (TCC). Algumas aulas possuem até mesmo competições com premiação aos grupos vencedores!!!
 
A própria metodologia da disciplina é pesquisada por um de seus grupos e isto compõe um dos artigos escritos ao final. Um destes artigos já foi submetido e publicado no "International Journal of Activities Methodologies"!

AULAS DE ESTÁGIO EM 2017.1

Neste semestre, vários empresários foram atendidos nas turmas de estágio 150h e 300h nas unidades BS, CG e BG do curso de ADM UNISUAM. Supermercados, cursos de informática, gráficas, empresas de festas e recreação, dentre outras, tiveram o atendimento e posteriormente, oferta de soluções para alguns dos problemas organizacionais que mais devem ser solucionados...

A Metodologia utilizada nesta disciplina é uma metodologia ativa de aprendizagem. TBL "Team Based Learned", Problem Based Learned", "Peer Instruction" e "Case Studies", dentre outros são ferramentas utilizadas para consolidar a prática efetiva, a partir de uma consultoria real!!
 
No início, os alunos trazem empresas da comunidade que necessitam de atendimento, são feitas as entrevistas e levantadas as percepções de empresários e gestores. Depois os alunos colocam a mão na massa e utilizando ferramentas como G.U.T., T.G.N., P.E.R.T, Ischikawa, 5W2H etc... oferecem possíveis soluções para estas organizações.
 
Importante ressaltar a interação que existe entre os alunos de já fizeram a disciplina (períodos mais avançados) e alunos que fazem pela primeira vez (períodos mais iniciais), proporcionando uma vivência diferenciada e portanto, uma forma diferente de aprendizagem.
 
 
 
 









Novo Artigo do Prof. Carlos Alexandre discutindo a formação acadêmica superior no Brasil, a partir de uma contraposição: Pensamento Crítico x Aplicação ferramental

Um desafio real para a formação profissional superior no Brasil: como formar pensadores universais e não operadores de ferramentas!