OPINIÃO DO ADMINISTRADOR

A partir de hoje, vamos criar uma nova coluna, onde os colegas administradores vão vão trazer suas opiniões sobre o contexto profissional do administrador e das organizações. O primeiro a falar é o Professor administrador Luiz Cezar Vasques. O blog fez perguntas sobre a carreira e o mercado para esta profissão. Confira as respostas do professor.

1.Professor, como um estudante ou profissional pode perceber que tem vocação para a carreira de administrador?
Vocação, no meu entender é algo muito difícil de se diagnosticar. Considero que algumas características pessoais permitirão sucesso em determinadas situações e em outras não. Duas coisas me parecem fundamentais: Amar o que faz e ser a pessoa certa no lugar certo. até um excelente empreendedor em uma organização tradicional pode ser um grande desastre. O embate de Leonardo Boff com sua teologia da libertação e a milenar igreja católica pode ter sido muito bom para a humanidade, mas se analisarmos em nada contribuiu para a organização.

2.Quais as perspectivas da profissão para os próximos anos no Brasil?

Oportunidades na área de Gestão só tende a aumentar, no Brasil e no Mundo. É preciso que fique claro que oportunidades estão associadas a capacidade de produzir resultados e não ao Diploma formal. O Diploma é fundamental para habilitar a um processo de seleção, mas o conteúdo do Profissional é que vai fazer que ele seja contratado. É importante também ter em mente, que é o resultado conseguido que vai mantê-lo.

3.Como se destacar na profissão?

Atingindo resultados acima do esperado.

4.Por fim, por que fazer cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação?

A velocidade das mudanças obriga a constante atualização e descoberta de novos caminhos. Um profissional atual Precisa: ESTUDAR, LER E DISCUTIR, do mesmo modo que precisa escovar os dentes todo dia.



Luiz Cezar Vasques é professor do curso de administração e
Diretor de Planejamento e Legislação
Procurador Institucional
UNISUAM

9 comentários:

  1. GRANDE PROFESSOR VASQUES. ÓTIMO PROFESSOR,E COM CERTEZA DEVE SER UM ÓTIMO PROFISIONAL. SUA MATÉRIA É UMA DAS MAS IMPORTANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO JUNTO COM OS ESTAGIOS DE 150 E 300 HORAS. ESTOU SUGANDO O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES DOS MEUS COLEGAS DE AULA E PROFESSORES PARA A ELABORAÇÃO DESSES TRABALHOS.

    PARABENS PROFESSORES CARLOS ALEXANDRE E LUIZ VASQUES POR SER TÃO CHATOS, PORÉM, SABIOS.

    ABRAÇO

    RODRIGO NASCIMENTO SILVA (FUTURO ADMINISTRADOR)

    ResponderExcluir
  2. interessante essa entrevista , principalmente , vinda de um professor com tamanha sabedoria e conhecimento , mas que no segundo semestre de 2012 não conseguiu diagnosticar que uma turma INTEIRA de 8º periodo encontrou dificuldades com a sua dinamica e assim sendo TODOS os alunos farão a A3 porque ninguem esta apto a formação. Ora , me faz pensar , seriamos nós as pessoas erradas na disciplina errada ?? ou seria ele o professor errado , na disciplina ??não questiono o conhecimento dquirido do professor , só concordamos que esse conhecimento é restrito ao próprio e não se estende aos seus alunos . Segundo ele , na disciplina de Gestão estratégica, ele não explicaria conteudo, apenas cobraria o que aprendemos durante todo o curso. Ai pergunto , o que não aprendemos , como fazer ??? se ele nao pode explicar e nem ao menos realizar a correção da sua propria prova , como vamos aprender ??? Temos uma turma inteira indignada e disposta a buscar respostas que nos ajudem a solucionar , essa verdadeira vergonha que foi o resultado da 2º avaliação . E gostariamos de contar com o Colaboração da Cordenação do curso de Administração de empresas pra juntos chegarmos a um denominador comum e assim aplicar as ferramentas de gestão que ele tanto cobra . Há um problema , precisamos diagnosticar, e solucionar para o bem comum .

    ResponderExcluir
  3. Estou indignado com atuação do Vasques, nunca necessitei de fazer a A3, nunca na minha vida ZEREI uma prova, sempre tive uma atitude disciplinar, mais ontem dia 03/12/2012, eu acreditei que a UNISUAM deverá revisar seu método de ensino, pois durante 3 anos e meio de estudo tive que desempenha todo esse ensino na matéria de Gestão Estratégica de Negócios do Prof. Vasques onde a maioria da turma na A2 ficou com a nota “0” (zero) e não houve nenhuma nota maior que “2” (dois). Entende-se que tudo que aprendemos com outros Professores até aqui não foi suficiente e eles se equivocarão de nos aprovar.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o comentário a cima, onde está o erro? é os alunos ou a didática do professor? não tenho nada contra o mesmo... só não concordo e acho extremamente incoerente o método de correção. Temos muitos formandos na turma, alguns fazendo apenas a matéria dele (Gestão estratégica de negocio). Se dedicando ao máximo para concluir o curso e ninguém atingir a média, nem mesmo os alunos que já fizeram essa matéria com o próprio no período passado conseguiram.

    ResponderExcluir
  5. Como pode Prof. Vasques em uma sala com mais de 60 alunos , NINGUEM conseguir passar ??? NINGUEM conseguir atingir a média ??? Alguns colegas estão totalmente DESACREDITADOS e DESMOTIVADOS com tal situação , e chegam a pensar que a UNIVERSIDADE usa tal artefato como forma de manter os alunos por mais tempos.

    ResponderExcluir
  6. Não sei a quem me reportar primeiro ao professor,ao coordenador, ao responsável pela SUAM ou ao Ministério da Educação com um processo para reavaliar toda esta situação criada, em toda a minha vida sempre me foi passado respeitar com igualdade, principalmente ao professor que é o leme da vida profissional, mas como?
    Este senhor Vasques, jamais poderia ter o título de professor, ele nem mesmo sabe que direção tomar, em uma AV diz que esta correto o que esta escrito em outra desdiz tudo e toda turma fica a deriva junto com em sua matéria.
    Questionar algo á ele em vão diz para consultar outros professores ou na INTERNET, foi assim que ele assimilou este comportamento irresponsável de formador de profissionais?
    Lamento, por mim e por todos que ao lado dele estão tentando, sim apenas tentando conhecer a matéria.
    É uma vergonha a SUAM uma Universidade renomada ter um profissional que brinca de ensinar dentro de uma sala de aula á todos que o pagam para aprender e o respeitam como professor, que traz aos alunos uma decepção, um desnorteio profissional.
    A solução para todos os alunos de todas as turmas que por ele passaram seria entrar com um processo junto ao MEC e pedir que ele seja avaliado para uma profissão que serve de leme para futuros profissionais.

    ResponderExcluir
  7. Estou muito chateada e preocupada, pois o meu foco era a formação esse ano, outros planos já existiam para o próximo ano, mas tudo acabou. Estamos desmotivados em realizar a A3, ninguém sabe o que realmente o professor irá solicitar na prova, por isso o nosso desespero. É uma vergonha para mim nunca ter ficado reprovada em todos os períodos e agora quando eu mais esperava passar ficar reprovada será um absurdo. Acredito sermos bons alunos, senão não teríamos maturidade para realizar essa matéria. A turma do Paulo Camara não teve esse problema, não estou conseguindo entender o motivo disso tudo!!! Espero que a Unisuam faça o máximo de esforços para solucinonar essa problemática.

    ResponderExcluir
  8. Estou completamente perplexa com tal situação da turma de adm do oitavo período e principalmente com a postura adotada pelo professor VASQUES, que foi questionado sobre a sua didática e a resposta do mesmo que isso não seria problema dele e sim dos alunos, se a ditádica não é do professor de quem seria???? E o gabarito, nunca nenhum professor se negou a dar o gabarito, mas o VASQUES se negou, seria ele um professor muito superior da faculdade???? Se até concurso público temos acesso ao gabarito de prova discursiva, ou seria mesmo como o nome da disciplina ESTRATÉGIA para pagarmos mais um período.

    ResponderExcluir
  9. estou muito preocupado em fazer a A3 do vasques nesta segunda....a turma tirou nota baixa...

    grande parte pretende se formar esse ano,,, e agora????

    ResponderExcluir

Posse do CRA-RJ em 2022