Resultados condensados do seminário de pesquisa do curso de ADM UNISUAM

O curso de Administração da UNISUAM tem buscado, através da disciplina seminário de pesquisa, conhecer melhor a realidade da região da Leopoldina e principalmente do complexo do alemão – sua principal comunidade circunvizinha.

Alguns temas de pesquisa da ciência da administração, tais como: planejamento estratégico, tecnologias, capacidade de inovação, empreendedorismo social, comunicação organizacional, aperfeiçoamento profissional, dentre outros, tem sido temas recorrentes nas pesquisas realizadas pelos alunos naquelas comunidades empresariais.

Desta forma, alguns indícios já registrados por vários grupos da graduação, em semestres distintos de trabalho, podem começar a indicar, algumas possibilidades de pesquisa mais aprofundada que neste nível educacional.

Os apontamentos a seguir, são resultado de uma análise condensada dos trabalhos realizados pelos alunos do curso de Administração Unisuam, entre os anos 2010-2011, sem quaisquer interferências do organizador desta publicação.

De acordo com dados do SEBRAE 2010 e da PODERJ 2010, existem um total de 13.345 empresas nos bairros do Complexo do Alemão, Bonsucesso, Manguinhos, Olaria e Ramos. Deste número, estima-se (Informações socioeconômicas. TEM/RAIS 2008), algo em torno de 1.279 do setor industrial, 3.237 do comércio, 3512 do setor de serviços e 10 do setor agropecuário. Mesmo não se tendo o total, pode-se perceber que destas 7.978 empresas, a maior concentração dessas empresas é constatada no setor de serviços.


Com esses dados levantados, foram realizadas pesquisas por mais de 50 trabalhos da disciplina de seminário de pesquisa do curso de administração, obtendo-se entre 30 e 40 respostas de pequenas e médias empresas distintas (ramos de ferragens, tintas, lojas de departamentos, drogaria, pet shopping, descartáveis, papelaria, decorações, marmoraria, e casa de doces).

Pode-se apontar algumas tendências nos resultados destas pesquisas, bem como nas considerações finais, o que pode ser utilizado como dados iniciais para pesquisas em nível de pós-graduação, tanto nas especializações, quanto no mesmtrado em desenvolvimento local. Sem entretanto se esquecer do retorno destes dados às salas da graduação.


Alguns resultados recorrentes nas pesquisas realizadas pelos alunos:

1. Cerca de 73% delas incentivam seus funcionários a buscar aperfeiçoamento continuamente Entre 63% e 68% disseram que investem no treinamento/ desenvolvimento quando percebem necessidade (16% periodicamente e 16% na admissão) de seus colaboradores. Entre 32% e 37% disseram que não investem.


2. Entre 56% e 93% das empresas afirmam ter obtido grande melhoria após os treinamentos. E que o treinamento é um investimento válido com retorno.

2.1. As principais melhorias percebidas foram o aumento da produtividade com 40%, melhor desempenho na realização de suas atividades com 28% e aumento da criatividade com 12%. Apenas 20% não notaram diferença alguma.
2.2. A diminuição de rotatividade de pessoal foi destacada por 88% das empresas. 60% das pequenas empresas acham que oferecer treinamento aos funcionários é investimento e estimulam a busca pelo conhecimento.

3. Porém cabe ressaltar que nas entrevistas feitas com os empresários e gerentes de algumas empresas, foi relatado que alguns dos motivos destes não investirem em seus funcionários é que o investimento no aperfeiçoamento dos profissionais requer investimento financeiro, e que seus resultados não são vistos em curto prazo, logo isso faz com os mesmos busquem no mercado de trabalho, profissionais que possuem experiência na área em que atuam.

4. Entre 72% e 77% das empresas disseram que estão abertas as opiniões e críticas dos colaboradores, armazenam as opiniões dos colaboradores e 23% e 28% disseram que não, pois avaliam na hora e se não for válida e descartada imediatamente.

5. Cerca de 98% das empresas disseram manter seus colaboradores informados através dos meios de comunicação. Cerca de 67% utilizam os e-mails, seguido pelo quadro de avisos com 20%.

6. Na formação acadêmica:

6.1. Entre 10% e 60% das empresas exigem o ensino fundamental completo
6.2. Entre 27% e 55% exigem o ensino médio completo (tradicional, técnico ou especialização). Cerca de 20% ensino médio incompleto
6.3. Entre 15% e 27% exigem superior completo
6.4. Cerca de 72%, exigirem alguma experiência na função.
6.5. Cerca de 57% das pequenas e médias empresas acreditam no potencial dos seus colaboradores e não exigem experiência anterior na função como critério de seleção.
6.6. Cerca de 80% das empresas não exigem conhecimento em línguas estrangeiras para seus colaboradores.

7. Cerca de 82% das empresas disseram que ao cumprir as metas os seus colaboradores se sentem mais motivados, trabalham com mais confiança e tem maior credibilidade, e 18% disseram que isso não traz confiança e nem traz fidelidade de seus colaboradores.

7.1. Cerca de 55% dos empregados alegam estar completamente satisfeitos com a empresa, 30% estão satisfeitos e 15% alegam estar insatisfeitos.

8. Cerca de 91% das empresas afirmam disponibilizar todos os recursos necessários para o exercício da função. Mas no custeio dos treinamentos 53% oferecem coletivamente com busca e custeio da empresa utilizando aulas e demonstrações como métodos principais

9. Cerca de 80% das médias empresas oferecem oportunidade de crescimento aos funcionários qualificados. Entre 63% e 68% de pequenas empresas e dos empregados declararam que o aperfeiçoamento é um dos fatores de oportunidade para assumir novos cargos.

10. Cerca de 78% dos empregados declaram estar em crescimento, através do aperfeiçoamento profissional, buscando novas habilidades, enquanto 22% declaram estabilidade, portanto considerou-se que o desenvolvimento é satisfatório.

11. Cerca de 40% dos empregados disseram seu emprego lhes proporciona estabilidade, e 60% disseram que não.

12. Quanto ao fator que possui maior influencia na qualidade dos produtos/serviços oferecidos, temos as habilidades técnicas/qualificação com 77% como o principal contra apenas 3% que acreditam que os fornecedores não influenciam na qualidade.

13. Cerca de 47% dos colaboradores são contratados sem experiência, porem os mesmos tem que apresentar potencial para o cargo.

14. Cerca de 53% utilizam avaliação de desempenho semestralmente com 70% da frequência realizada.

15. Carca de 57% não utilizam nenhum tipo de recompensa pela criatividade ou idéias inovadoras.

16. Dentre as competências dos colaboradores a que representa maior importância para as organizações é a responsabilidade e integridade com 43%.

17. Cerca de 63% das organizações afirmam que seus colaboradores conhecem a missão, visão e valores de suas empresas.

18. Com relação à formação específica de administração, tem-se:

18.1. Cerca de 56% dos gestores entrevistados não terem esta formação, há uma crença que a experiência, acaba suprindo a necessidade da empresa até o momento.

18.2. Cerca de 56% destas empresas, especificamente, estão no mercado a mais de 10 anos e sobrevivem, 37% delas possuem empregados com conhecimento técnico (administração) apesar de considerarem que, quanto à escolha de um empregado, a experiência vale mais que a técnica, que se comparado com a dedicação, empatam 31% para cada uma.

18.3. Cerca de 44% das empresas possuem até dois empregados com conhecimento técnico (administração) nos cargos de departamento de pessoal, departamento financeiro, gerencia e diretoria. Portanto, observa-se que para cargos mais elevados é preferível confiar em um administrador, o qual a experiência é uma das exigências, mas não a mais importante, contradizendo a pergunta 6 de correlações.

18.4. Cerca de 56% das empresas concordam que há bons gestores em suas respectivas empresas. Sobre a contribuição que os gestores trazem para as empresas, 50% acreditam que com profissionais com conhecimento técnico em (Administração) elas crescerão e darão mais resultado.

18.5. Cerca de 62% dos gestores relatam que a falta de empregados técnicos pode prejudicá-los, e 37% reforçam, quando afirmam acreditar, ainda (não há necessidade), que o tempo de vida da empresa pode ser aumentado diante da existência de empregados técnicos (administração).

18.6. Cerca de 68% dos entrevistados acreditam que empregados com capacidade técnica, não necessariamente administrativa, são bons no que fazem, sendo 37% seguros ao falar que quando não há a técnica são somente regulares em suas respectivas tarefas.

Algumas considerações recorrentes nas pesquisas realizadas pelos alunos

1. Em relação ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas na região da Leopoldina, pode-se observar que o aperfeiçoamento de seus colaboradores é de grande importância, pois o torna um agente de mudança econômico-social da região em que atua; a chance de sucesso da empresa são maiores; com o crescimento as empresas poderão exercer seu papel social como geradoras de empregos assim gerando renda e possibilitando maior empregabilidade.

2. Analisando os resultados, verifica-se que as pequenas e médias empresas na região da Leopoldina consideram o aperfeiçoamento profissional (treinamento) um investimento lucrativo, pois elevam o nível social e desenvolvem habilidades dos seus colaboradores, sejam elas intelectuais ou técnicas. As empresas que investem em treinamento aumentam a capacidade de seus colaboradores em realizar suas atividades com maior grau de qualidade, obtendo uma satisfação dentro do esperado junto aos seus clientes.

3. O aperfeiçoamento profissional traz mudanças importantes como o aumento da lucratividade através do aumento da produtividade, motivação dos funcionários (que se tornam capazes de produzir, criar e inovar) diminuindo assim a rotatividade. Diminui também os desperdícios e o tempo na execução das tarefas.

4. A maioria das empresas de pequeno porte, da região pesquisada quando da contratação de pessoal exigem no mínimo o ensino fundamental. Já as empresas de médio porte em sua maioria exigem nível médio e/ou superior, devido a necessidade de maior conhecimento na execução das tarefas. Tanto as pequenas como as médias empresas exigem experiência.

5. Há que destacar alguma contradição nos resultados apresentados que apontam que as empresas, em sua maioria, ainda tendem ao conservadorismo, não incentivando idéias inovadoras de seus colaboradores sem proporcionar investimentos em pesquisas de mercado, cursos de reciclagem e constantes buscas de atualizações de mercado.

5.1. O investimento no profissional, embora tenha sido constatado que este quando treinado e capacitado gera mais lucros para empresa ainda não é uma realidade total para as empresas de pequeno e médio porte. Na prática privilegiam lucros de curto prazo e investem pouco na formação de seu pessoal. Na pesquisa, diante dos dados coletados, existiram situações contraditórias entre a teoria e prática. Os autores defendem que as empresas não evoluem sem profissionais com conhecimento técnico (administração), mas na prática (o dia-a-dia empresarial) o essencial para essas organizações é um profissional com experiência de mercado.
5.2. A maioria das empresas entrevistadas tem ideia de como o conhecimento técnico (administração) pode impactar positivamente na gestão de seus negócios, porém, poucos são os que realmente concedem espaços para empregados com este conhecimento, pois eles são o passado, o presente e o futuro representado por um profissional que trabalha em prol das necessidades e expectativas da empresa.

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