HISTÓRICO DO TRABALHO DO NDE DO CURSO DE ADM UNISUAM

O N.D.E. (Núcleo Docente Estruturante ) do curso de ADM UNISUAM tem um papel decisivo na construção, implementação e avaliação do PPC (Projeto Pedagógico do Curso).
Desde 2009, uma atuação que passa pela construção da matriz curricular atual (ADM101), o NDE tem buscado compreender as especificidades da comunidade (pessoas e organizações), a fim de construir um processo de transformação adequado às necessidades com vistas ao cumprimento das diretrizes do curso, do PDI (Plano de Desenvolvimento Insttucional).
 
A partir dos resultados do ENADE 2009, buscou-se realizar, o máximo possível, reuniões expandidas deste órgão, junto com todo o corpo docente, na tentativa de ampliar as discussões e diminuir possíveis distorções de percepção.
Após a reunião do corpo docente, optou-se por utilizar uma metodologia empregada em treinamentos da área da qualidade, a partir da construção de uma parede conforme a matriz curricular em que se pudesse com post its, movimentar conteúdos de disciplinas buscando adequar conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais, na linguagem da UNESCO, saber conhecer, saber fazer, saber conviver etc.
 
Ou numa linguagem mais específica da administração.. C.H.A. (conhecimentos, habilidades e atitudes). A partir da consolidação deste trabalho, ajustes foram feitos nas ementas, metodologias etc...
Com os resultados do ENADE 2012 o NDE iniciou as avaliações de ajuste curricular. 
 
A fim de manter a política de discussão ampliada o NDE passou a contar com um trabalho muito interessante de apoio.
 
Um grupo destacado de professores, nomeado Comitê de apoio ao NDE na avaliação e reestruturação interna do curso de ADM UNISUAM que iniciou uma série de atividades de trabalhos conjunto.
 
O curso foi dividido em 5 eixos específicos (Operações, Adm geral, Mkt, Rh e Finanças). Cada eixo com um professor líder. A partir daí cada líder de eixo se reuniu com professores específicos das  áreas a fim de avaliar as tendências e discutir metodologias de ensino, formas de avaliação, bem como o ajuste curricular.
O comitê passou então a se reunir com o NDE a fim de projetar as futuras ações do curso,a partir de 2014.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novo Artigo do Prof. Carlos Alexandre discutindo a formação acadêmica superior no Brasil, a partir de uma contraposição: Pensamento Crítico x Aplicação ferramental

Um desafio real para a formação profissional superior no Brasil: como formar pensadores universais e não operadores de ferramentas!