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Desta vez foi o Prof. Paulo Wilton que publicou um ensaio muito interessante. A referência é:
CAMARA, P.W.C. Desmistificando a gestão estratégica. In Revista Sucesso Empresarial, Ano 06, No. 25. Rio de Janeiro: ACICG, 2011.

O texto:

Revista Sucesso / ACICG – AGO2011

DESMISTIFICANDO A GESTÃO ESTRATÉGICA NOS NEGÓCIOS

Este tema pegou carona na “Palavra do presidente”, penúltima edição (No. 23) da revista SUCE$$O, onde Guilherme fala em “Planejamento para atingirmos os objetivos”.
Assim, a idéia central é, de uma forma prática, lembrar que este modelo de gestão (estratégica) não está disponível apenas para grandes empresas com grandes estruturas. Ele pode (e deve!) ser utilizado por qualquer empresa em qualquer tipo de negócio, independentemente do seu tamanho, faturamento, mercado etc. Toda empresa possui uma gestão, boa ou não e no final, o que faz a diferença e demonstra uma boa gestão é o fato de que o esforço do trabalho é traduzido em resultados efetivos. E o segredo está nos modelos de administrar; podemos simplesmente “tocar o negócio” ou gerir de forma estratégica.

E o que é Gestão Estratégica em Negócios? Vamos ver duas situações hipotéticas, bastante resumidas.

SITUAÇÃO I
A empresa Alfa trabalha muito, está ligada nos seus concorrentes, esforça-se para vender seus produtos e/ou serviços e obtém resultados. Esses resultados são fruto do trabalho, claro, mas não estão “amarrados” em mais nada, aconteceram realmente em razão da carga de trabalho que a equipe empreendeu no mês, buscando mais clientes, realizando mais promoções etc. Para o próximo mês, a Alfa quer simplesmente mais. Mas o que foi feito, anteriormente, para que este “mais” aconteça? Aí, alguém responde: temos qualidade e bom atendimento! E eu pergunto: e os concorrentes, não? BEM, ESTE É O MODELO DE “TOCAR O NEGÓCIO”.

SITUAÇÃO II
A empresa Bravo também trabalha muito, está ligada nos seus concorrentes, esforça-se para vender seus produtos e/ou serviços e obtém resultados. Esses resultados são fruto do trabalho, claro, mas aí começa a diferença: os resultados da Bravo são mais consistentes, pois são resultado de um planejamento, ou seja, o ambiente de negócios é perfeitamente entendido, a empresa conhece suas forças e suas fraquezas, além – e principalmente – das oportunidades e as ameaças potenciais que o mercado apresenta. A partir daí, alguns objetivos foram definidos, os caminhos (estratégias) escolhidos, os planos de trabalho desenvolvidos, toda a empresa trabalha em uma única direção e nenhum funcionário tem dúvida do que é esperado do seu esforço. E toda a gestão da empresa encontra-se permanentemente “amarrada” a esta forma de viver, ou seja, estratégica. Ela pensa o seu futuro. ESTE É O MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGICA.
* Paulo Wilton Camara é empresário, administrador e professor, especialista em Marketing e mestre em Gestão e Estratégia em Negócios.

Paulo Wilton Camara*

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